sexta-feira, 9 de abril de 2010

História da biologia



O início do estudo da biologia se deu a partir da primeira classificação dos animais, feito pelo grego Aristótels, que conseguiu catalogar cerca de 500 espécies em estilo moderno.

No século XIV, em 1316, o professor da escola de medicina de Bolonha, o italiano Mondino de Luzzi, publicou o primeiro livro conhecido como a anatomia humana.

Cerca de três séculos após a publicação, surgiu à teoria da Evolução, elaborada pelos biólogos ingleses: Charles Robert Darwin e Alfred Russel Wallace. Segundo eles, os organismos das plantas e dos animais estão sempre em processo de mudança.

Mas, uma das maiores descobertas foi feita somente no século XX, em 1944, quando o bacteriologista norte-americano Oswald Theodore Avery, descobriu que o DNA (ácido desoxirribonucléico) era a matéria-prima da qual são feitos os genes, ou seja, é a partir desta molécula que fica escrito o código genético. A partir de então, os cientistas (biólogos) conseguiram desvendar alguns enigmas a respeito da ciência.

Biologia: ciência que estuda os seres vivos!

Biologia (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo) é a ciência que estuda os seres vivos. Da mesma forma com que existe uma gama enorme de espécies de organismos vivos, existem também vários ramos da biologia destinados a estudar cada grupo dessas espécies e as relações existentes entre as mesmas. O estudo da vida nas mais variadas escalas abrange amplas áreas que são consideradas, na maioria das vezes, como disciplinas independentes, mas que de uma forma ou de outra, estão interligadas.

Vejamos as subdivisões do estudo da biologia:

- Anatomia: Estuda as estruturas internas e externas do corpo humano e as formas de organização das células, tecidos, órgãos e sistemas.
- Botânica: É destinada a estudar as plantas e algas, abrangendo o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução, o metabolismo e a evolução desses vegetais, além de estudar também as doenças que os atingem.
- Citologia: Analisa as células dos seres vivos, assim como suas formas de organização, funções, estruturas e importância para os mesmos.
- Ecologia: Estuda as relações existentes entre os seres vivos e o meio ambiente, assim como as relações estabelecidas entre um ser vivo e outro.
- Embriologia: É responsável por estudar tudo que se refere à formação dos órgãos e sistemas complexos dos animais.
- Evolução: Estuda o processo de mudança das características dos seres vivos ao longo do tempo.
- Fisiologia: Ramo que estuda os processos físicos e bioquímicos resultantes do funcionamento do corpo humano.
- Genética: Estuda o processo de transferência de características de uma geração para outra.
- Histologia: Analisa tudo que se refere aos tecidos biológicos.
- Micologia: Destinada a estudar os fungos, sua classificação, organização, fisiologia, etc.
- Microbiologia: Estuda os microorganismos (bactérias e vírus).
- Paleontologia: Investiga a vida dos seres vivos de épocas remotas, assim como seus registros (fósseis).
- Protistologia: Destinada ao estudo dos protistas uni e pluricelulares, assim como suas formas de organização.
- Zoologia: Estuda os animais.

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário